logo clinica naturale hiper-hidrose Info logo varizes Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
diretor medico
Informações sobre varizes para pacientes e profissionais de saúde
Informations about varicose and spider veins for patients and health professionals
Information à propos des varices et des télangiectasies pour patients et profissionnelles de la santé
HOME A Clínica Médicos Agendamento Hospitais Email Aesthetic News Search
  O que é Hiper-hidrose ?
  Causas
  Sinais e Sintomas
  Tratamentos
  Porque BOTOX®
  Tratamento com BOTOX®
  Duração dos Efeitos
  Como aplicar BOTOX®
  História do BOTOX®
  Simpatectomia
  Complicações da Simpatectomia
  BOTOX® X Simpatectomia
  Grafia Correta
  Pesquisas da Clínica
  Referencias
  Pesquisas Internacionais
  Texto Completo
  Fotos
  Links

História

Foi um poeta alemão, que era também um médico e cientista, que esclareceu a doença chamada botulismo. Dr. Justinus Kerner of Wurttemberg, de 1817 a 1822 publicou os primeiros estudos da doença. Dr. Kerner , um representante do movimento poético romântico alemão teve suas poesias musicadas por Schumann. Mas em seus primeiros estudos do botulismo , Dr. Kerner já imaginava que a toxina que causava doença tão grave , poderia ser usada para tratar doenças com espasmos musculares, como a hipermotilidade. Que grande poeta, que grande médico, que brilhante cientista, que ser humano admirável que se destacou em todas as áreas que atuou, sempre brilhante. Mas o poeta médico não poderia vislumbrar que esta toxina seria um dia utilizada para tratar a aparência das pessoas e deixá-las mais felizes.

 

Dr. Justinus Kerner


Em 1978 a toxina foi aplicada em humanos como tratamento,por Scott e surpreendentemente se encontrou uma segurança que a faria ser utilizada em muitas outras indicações médicas, inclusive as estéticas. Jean Carrhuthers trabalhou com Scott aplicando a toxina para tratamento de estrabismo. Uma paciente de estrabismo tratada por Carrhuters relatou que suas rugas melhoravam muito quando a toxina era aplicada. Junto com seu marido, Jean Carrhuters passou a utilizar para fins cosméticos , dando início a revolução que observamos no tratamento das rugas e do envelhecimento.
Em surtos de Botulismo B, ocorridos na Suíça, observou-se que a Toxina Botulínica, além da ação bloqueadora na musculatura estriada, apresentava também bloqueio na transmissão de estímulo no sistema nervoso autônomo. Houve pacientes com Botulismo que apresentaram supressão de sudorese que durou até 2 anos

O primeiro relato de abolição de sudorese por uso de Toxina Botulínica farmacológica foi feito em um estudo de 1995, onde um voluntário médico, se auto -injetou 1 unidade de toxina botulínica A no subcutâneo do antebraço e conseguiu com isso abolição da sudorese.

Depois na Europa, se estudou a abolição de sudorese em voluntários sem Hiper-hidrose, e por fim em pacientes com Hiper-hidrose axilar. Logo depois nos EUA, se aplicou a toxina em Hiper-hidrose das mãos.

No Brasil, O Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto da Clínica Naturale, apresentou em 1999, o primeiro trabalho científico sobre o uso da toxina botulínica para controle da Hiper-hidrose no Brasil , e quarta comunicação mundial em portadores de Hiper-hidrose. A este trabalho se seguiram muitos outros.
O uso de toxinas como medicamentos faz parte da história da medicina, assim foi com a penicilina produzida por um fungo, e com o captopril, uma droga muito utilizada para hipertensão, derivada do veneno da cobra jararaca e muitas outras . As doses utilizadas para o tratamento das rugas com a toxina são em torno de 30 vezes inferiores às que seriam capazes de causar complicações maiores semelhantes as doenças . Isto oferece uma grande segurança. O poeta médico e cientista Kerner , ficaria satisfeito em ver uma tão perigosa toxina ser domada e utilizada para a felicidade e a qualidade de vida das pessoas

Hiper-hidrose e Toxina Botulínica

Primeiras pesquisas mundiais

Jenzer 1975
Descreveu alterações do SNA em pacientes com botulismo B que apresentavam supressão de sudorese.
Cheschire 1996
Auto injeção no antebraço com supressão de sudorese.
Buschara 1996
Supressão de sudorese  axilar em voluntários sadios.
Schneider 1996
Supressão de sudorese palmar  em voluntários sadios.
Schneider 1997
11 pacientes com Hiper-hidrose axilar e palmar . Aplicação no subcutâneo.
Naummann 1997
1 caso de Hiper-hidrose palmar.
Shelley 1998
4 casos de Hiper-hidrose palmar,  aplicação intradérmica . Supressão de 4 a 12 meses.
Francischelli 1999
2 casos palmares e 1 axilar : Aplicação intradermica- 70 à  100 U

XXXIII Congresso Brasileiro da  SBACV-  BH

Karanfilov 2000
24 casos axilares :400 U -  4 casos retorno em 7  à  10 meses. Outros 20 sem Hiper-hidrose em 15 meses.

last actualization:

Seguimos os  princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: